Trabalho de Antropologia
Em seu inicio a antropologia acadêmica baseou-se na ideia antropológica, ou melhor, na definição do termo que dizia “é a ciência comparativa do homem que trata das suas diferenças e das causas das mesmas no que se refere à estrutura função e outras manifestações da humanidade segundo a variação de tempo, lugar e condição”. Bem se tomarmos essa linha de pensamento, veremos que a antropologia está em seu inicio fortemente ligada às concepções biológicas do homem e ambiente.
As variedades de comportamento e socialização encontradas entre as inúmeras culturas sugerem que essas diferenças são biologicamente determinadas e que o grau de desenvolvimento social (antropologia) está restritamente ligado à evolução (biologia) daquele grupo.
“Os homens agem diferenciadamente, porque são biologicamente diferentes”.
2- Explique porque o desenvolvimento do pensamento antropológico moderno se inicia no século XVIII, quais são os pensadores desse período e que ideias defendem.
As propostas que os conhecimentos antropológicos trouxeram, baseando-se nas analises das diferentes características do homem, davam força às ideias racistas, pois destacavam as diversidades raciais, tamanho do crânio e dos membros, variedade de cabelos, tecidos, etc. Dando ao racismo um “tônico” cientifico, pois possibilitara a hierarquização das raças.
Além disso, o surgimento da antropologia coincide com a mudança Iluminista em um período de aperfeiçoamento cientifico e aprimoramento da ciência.
Tomamos como principais pensadores:
Montesquieu: que diz ser a sociedade uma função das partes que a compõe e que resolva o ideal estruturalista, tendo por sua vez a consciência de que cada parte é de suma importância para a construção do todo social.
Davi Hume e Adam Smith: defendiam a ideia de que a sociedade é produto da natureza humana, ou seja, são sistemas