TRABALHO De ANTROPOLOGIA ETICA E CULTURA
Para a construção de uma sociedade menos individualista e mais humana, é necessário ter disposição em aprender a conhecer tornando prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que se mantenha através do tempo, que seja curioso, que possua autonomia e a atenção. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho, reinventar um pensamento.
Aprendendo a fazer desenvolvendo um espírito cooperativo, de humildade na elaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa, não ter medo de arriscar, ter intuição, saber se comunicar, saber resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas, que com o passar do tempo vão sendo aprimoradas.
No mundo atual saber a conviver com outras pessoas é um importante aprendizado e por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, compreende os outros, a desenvolve uma percepção de interdependência ou seja , é o simples fato de um ato ser dependente de outro, dentro de um processo. Saber administrar os conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer em ajudar outras pessoas e ter empatia,(Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias).
É importante o ser humano desenvolver sensibilidade, ser ético , ter responsabilidade pessoal e social, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e desenvolvimento da afetividade, por meio de cooperação, criando possibilidades para uma relação de amizade, respeito, confiança, sinceridade, e outras formas de interagir com as pessoas. É necessário que a aprendizagem seja integra não negligenciando nenhum potencial de cada pessoa ou indivíduo.