Trabalho de Antropologia Cultural V
Questões
01)
A partir do texto de Durkheim, O Suicídio, apresente os argumentos do autor no que concerne a influência da sociedade sobre o fenômeno do suicídio. Elabore sua resposta mostrando as diferenças entre os “tipos” de suicídio elencados pelo autor. É possível complementar a resposta utilizando o texto de Mauss, “Efeito físico no indivíduo da ideia da morte sugerida pela coletividade”, e os filmes de Débora Diniz: À margem do Corpo e Solitário Anônimo.
02)
A partir do texto de Mauss, “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de “eu””, discuta as possíveis acepções da noção de pessoa produzidas pelos homens ao longo do tempo e em diferentes sociedades. Elabore sua resposta contrapondo o holismo dos povos ditos “tribais” com o individualismo da nossa sociedade. Também pode ser utilizada na resposta uma análise do Filme da Débora Diniz: Uma História Severina.
03)
Discuta, a partir do texto Antropologia das Emoções, o papel da sociedade com relação ao modo como vivenciamos as emoções na nossa sociedade. É possível responder a essa questão tematizando algum tópico do texto, como por exemplo, o amor, a experiência do fã, e outros. Também é possível utilizar na resposta uma análise sobre classes sociais a partir do filme exibido em sala de aula, Hiato, de Vladimir Seixas.
Respostas
01)
Durkheim em seu texto “O Suicídio”, pretende apresentar fatores sociais que levam os homens a se suicidar. É interessante observar que o autor não descarta os fatores psicológicos, mas sim acredita que o social possa influenciar um individuo a por fim à sua própria vida.
Durkheim acredita em um homem duplo que possui um ego social e um ego individual. Ao longo do texto é possível observar que o autor acredita que o ser humano é levado a se suicidar quando o equilíbrio entre esses dois egos é quebrado, gerando assim o fortalecimento de um ego sobre o outro. Diante dessa visão, o texto apresenta três tipos de