Trabalho De Angelologia
ANGELOLOGIA
ARAUCÁRIA
2015
MAYARA LOPES DOS SANTOS
ANGELOLOGIA
Trabalho apresentado ao Professor Jefferson Radunz, Instituto de vencedores 2° Modulo , Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra Araucária.
ARAUCÁRIA
2015
Sumario
INTRODUÇÃO 3
DEFINIÇÃO DO TERMO "ANJO" 4
A ORIGEM DOS ANJOS. 5
O PROPÓSITO DE SUA ORIGEM 6
A NATUREZA DOS ANJOS 8
PERSONALIDADE 9
HIERARQUIA DOS ANJOS 10
O ARCANJO MIGUEL 10
OS SERAFINS 10
OS QUERUBINS 11
O ANJO GABRIEL 12
O ANJO DO SENHOR 12
A QUEDA DOS ANJOS 15
O FATO DE SUA QUEDA 15
A ORIGEM DO MAL. 15
A ÉPOCA DE SUA QUEDA 15
A CAUSA DE SUA QUEDA 15
O RESULTADO DE SUA QUEDA 16
A CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS. 17
O DESTINO DOS ANJOS. 18
CONCLUSÃO 19
BIBLIOGRAFIA 20
INTRODUÇÃO
São os Anjos que estão sujeitos ao governo divino, e o importante papel que têm desempenhado na história do homem, torna-os merecedores de referência especial e de um estudo especial, pois, nas Escrituras, sua existência é sempre considerada matéria pacífica. Este estudo é chamado Angelologia (do grego angelos , "anjo" e logia , "estudo").
A qual se ocupa em estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos.
DEFINIÇÃO DO TERMO "ANJO"
A palavra portuguesa anjo possui origem no latim angelus , que por sua vez deriva-se do grego angelos . No idioma hebraico, temos malak. Seu significado básico é "mensageiro" . O grego clássico emprega o termo angelos para o mensageiro, o embaixador em assuntos humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou.
No AT, onde o termo malak ocorre 108 vezes, os anjos aparecem como seres celestiais, membros da corte de Yahweh, que servem e louvam a Ele (Ne 9:6 e “Certo dia os anjos, isto é, os filhos de Deus, vieram apresentar-se perante Yahweh, o SENHOR, e Satan, o Acusador, aproximou-se também junto com eles.” Jó 1:6), são espíritos ministradores (1Rs 19:5), transmitem a vontade de Deus (Dn 8:16,17),