Trabalho de anatomia
Acadêmico: Cleiton Colusso RA: 136112
Prof. º Alysson Fernando Briel
TRABALHO MUSCULOS
DA CABEÇA E PESCOÇO
Entregar dia 17/05/2013 – Trabalho Individual
Introdução
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.
Os músculos da face fornecem aos seres humanos a capacidade de expressar uma ampla variedade de emoções, incluindo o desagrado, a surpresa, o medo e a alegria. Os músculos, propriamente, localizam dentro das camadas da tela subcutânia (tecido conjutivo sob a pele). Como regra, suas inserções proximais estão na fáscia ou nos ossos do crânio, com inserções distais na pele. O “osso móvel”, neste caso, é a pele, ao invés de uma articulação.
Os músculos que movimentam a mandíbula (maxilar inferior) também são conhecidos como músculos da mastigação, pois estão envolvidos em morder e mastigar.
Estes músculos também auxiliam na fala.
Dois tipos de músculos estão associados ao bulbo do olho, extrínsecos e intrínsecos. Os músculos extrínsecos originam-se fora do bulbo do olho e estão inseridos em sua superfície externa (esclera). Eles movimentam os bulbos dos olhos em várias direções. Os músculos intrínsecos originam-se e inserem-se totalmente dentro do bulbo do olho. Eles movimentam as estruturas dentro dos bulbos dos olhos, tais como a ires e a lente.
Os movimentos dos bulbos dos olhos são controlados por três pares de