TRABALHO DE ANATOMIA
CURSO DE BIOMEDICINA
TATIANE RENZO LOPES
TRABALHO DE ANATOMIA
MARINGÁ
2011
1- NERVOS:
Os nervos são cordões esbranquiçados constituídos por feixes de fibras nervosas envoltas por tecido conjuntivo que unem o SNC aos órgãos periféricos. A função dos nervos é conduzir impulso nervoso. Os nervos eferentes conduzem impulso nervoso do SNC para órgãos efetores como músculos e glândulas. Os nervos aferentes conduzem sinais sensoriais (da pele ou órgão de sentido) para o SNC. Fazem parte do sistema nervoso periférico, 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinais.
2- NERVOS CRANIANOS:
Doze pares de nervos cranianos se originam do encéfalo. A maioria dos nervos cranianos são nervos mistos (formados por neurônios sensoriais e motores). Alguns nervos transmitem apenas impulso sensitivo. Os corpos celulares dos neurônios sensitivos estão localizados nos gânglios localizados fora do SNC.
Alguns neurônios motores suprem músculos estriados esqueléticos. Esses neurônios que estão sob controle da vontade, são chamados de neurônios motores somáticos, enquanto outros neurônios motores não estão sob a ação da vontade, estes inervam músculo liso, músculo cardíaco ou glândulas e são chamados de neurônios motores viscerais. Os nervos cranianos são numerados em algarismo romano, de superior para inferior, na seqüência em que deixam o encéfalo.
2.1- I. NERVO OLFATORIO:
É o primeiro par de nervos cranianos, e se origina de célula olfatória situadas na mucosa nasal. Os alongamentos dessas células receptoras atravessam as perfurações da lâmina crivosa do etmóide e atingem os bulbos olfatórios, localizados no telencéfalo. Os nervos olfatórios são sensitivos, sua função é a percepção do olfato.
2.2- II. NERVO ÓPTICO:
É formado por prolongamentos do diencéfalo embrionário, e se origina na retina dos olhos na qual a imagem é focada. Após deixar a face posterior do globo ocular, cada nervo óptico abandona a órbita e penetra na