Trabalho de analise de investimento
Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao estudante uma visão superficial, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações.
O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.
2. O CONCEITO DE INVESTIMENTO
Muitos de vocês já devem ter ouvido falar de investimentos ou análise de investimentos! Mas afinal o que é um investimento?
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infra-estrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros.
Resumindo tudo isso, em poucas palavras é abrir mão de um bem de valor X, para obter posteriormente um retorno deste capital investido o valor Y.
3. INVESTIMENTOS RELACIONADOS A APLICAÇÕES FINANCERAS
Quando uma empresa, ou mesmo uma pessoa física , tem (caixa) dinheiro sobrando, podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.
4. PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL
As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil São:
¬ CDB;
¬ Caderneta de Poupança;
¬ Debêntures;
¬ Ações de empresas;
¬ Fundos de investimentos;
¬ Títulos públicos
Esses investimentos podem ser classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.
4.1. RENDA FIXA
A renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrário do que se pensa, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados.