Trabalho De Ana Carla
DOCENTE: ANA CARLA DOS SANTOS MARQUES
DISCENTE: HELTON HÉLIO RIBEIRO DE CARVALHO
DISCIPLINA: REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA
TURMA: 2013.2 – TARDE
Questões sobre o texto: A Geopolítica Portuguesa na Colônia
1- “[...] Ao torna-se independente, o país teria que “costurar” a sua própria unidade, resolver suas contradições internas, que eram sócias, econômicas, políticas, mas também geopolíticas (Costa, 1988, p. 33)”. Com base no referido texto, disserte abordando as principais questões vivenciadas no território brasileiro neste período de transição para independência, bem como as implicações disto na configuração atual do território.
Este período ficou marcado pela vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, no ano de 1808, e significou o início do processo de Independência da Colônia. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro. Durante o Primeiro Reinado, não houve mudanças significativas na sociedade, nem mesmo na economia, visto que o ato da Independência do Brasil fora mais um arranjo político articulado entre D. Pedro I e as classes poderosas e dominantes da época, faltava capital, e predominava o sistema rural, escravista e agroexportador.
Nesse processo de independência do Brasil, aconteceram vários fatores que geraram a realização da segregação colônia-metrópole. Foi difundida a ideia de liberalismo de regime colonial por parte dos grandes proprietários de terras, isso ficou claro durante a inconfidência mineira, com a ascensão da economia mineradora que trouxe a criação de centros urbanos, e classes sociais intermediárias, ocasionando a mudança de capital brasileira para o sudeste, precisamente no Rio de Janeiro. Essas mudanças se refletem até os dias de hoje no Brasil, já que as regiões do centro-sul concentram a maior parte da economia do país, além