trabalho de ambiental
1 Análise do ciclo de vida do produto 1
1.1 Extração 1
1.2 Transporte 1
1.3 Fabricação 1
1.4 Mercado 1
1.5 Descarte 2
2 Relatório de Qualidade Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) 2
2.1 Introdução 2
2.2 Relatórios de Qualidade Ambiental 3
2.3 Exemplos de Dados 3
3 Vale: Mitigação e Compensação de Impactos 5
3.1 Introdução 5
3.2 Investimentos 5
3.3 Gestão de Resíduos 5
3.4 Gestão de Recursos Hídricos 6 1. Análise do ciclo de vida do produto
Ao analisar o ciclo de vida de um produto não pode-se apenas considerar as etapas a partir de seu lançamento no mercado, mas também todos os processos de extração e produção e seus impactos ambientais. A seguir analisaremos os impactos de cada etapa individualmente:
1.1 Extração
Em sua maioria, os produtos utilizam recursos naturais como matéria prima, sendo as florestas e outros ecossistemas complexos os focos de exploração. O problema não está na utilização de seus recursos, mas na ausência de medidas para conservar o ambiente explorado. Os produtores desmatam as paisagens naturais e agridem o meio a uma taxa maior do que este pode se recuperar.
1.2 Transporte
No Brasil, a falta de estrutura para o transporte ferroviário e naval leva a uma prioridade ao transporte rodoviário, intensificando a poluição atmosférica por gases gerados pela combustão.
1.3 Fabricação
Nesta etapa, as matérias primas sofrem processos que, em sua maioria, liberam gases poluentes e geram resíduos. Tais resíduos, ao serem descartados incorretamente, causam mais danos ao meio.
1.4 Mercado
Ao sair do processo de fabricação, o produto é altamente divulgado, fazendo com que os consumidores acreditem que precisam deste mesmo quando seu consumo não é de fato necessário. Além disso, é nesta etapa que ocorre a chamada