Trabalho De Afriacanidade

480 palavras 2 páginas
As transformações sociais, político e econômicas ocorridas na atualidade interferem de forma definitiva na evolução do Direito. A evolução do Direito acontece mediante a necessidade de evolução por meio da linguagem oral para a linguagem escrita.
A transmissão oral da escrita tornou-se insuficiente para manter e perpetuar memórias e identidades dos povos da época.
A evolução do fenômeno jurídico relaciona questões políticas, econômicas e sociais e está diretamente interligada ao processo de construção da História que culminou no período de criação de uma legislação trabalhista a qual incorporou leis especiais.
Com a queda da República Velha, 1930, houve riscos da não evolução do Direito e da Sociedade, deste modo o operariado brasileiro tornou-se urbano, houve aumento nas reivindicações por direitos, daí a necessidade de criar uma nova constituição, 1930 que coroou leis trabalhistas vigentes até os dias atuais.
A importância do estudo da História para a compreensão e evolução do fenômeno jurídico no Brasil e no mundo é de demonstrar como acontecimentos históricos influenciaram nas modificações legislativas.

A história acompanhou a evolução da humanidade de forma lenta, considerando e mantendo o indivíduo, distante do aspecto religioso e somente com a chegada do renascimento houve o desdobramento humanista dos indivíduos da época.
As grandes mudanças na sociedade acompanharam grandes movimentos políticos e sociais principalmente na forma de pensar dos seres humanos.
Na trajetória do Direito alguns pensadores influenciaram toda uma sociedade e múltiplas disciplinas dentre elas a história e as Ciências Jurídicas. A disciplina História do Direito relaciona-se com uma determinada demanda social e necessita de Direitos para se estabelecer e relacionar socialmente dentro de um contexto histórico.
A hsitória do Direito ocupa em demonstrar como fenômeno jurídico é construído.

Ref 1

O Direito aliado à disciplina de História nos permite entender que fenômenos

Relacionados

  • Sintese de Antropologia
    4810 palavras | 20 páginas