Trabalho de Administração
Campus Mossoró
Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais - DACS
Administração e Empreendedorismo
Melão com grife internacional.
Questões Para Discussão.
• Como a COODAP, que atende as exigências do mercado Europeu, pode se organizar para ampliar o mercado para outros países europeus?
Para expandir o mercado a que atende, a COODAP deve, primeiramente, certificar-se de que poderá atender toda a demanda solicitada por outros países. Para ampliar o mercado deve-se investir em novas tecnologias e técnicas de produção que visem aumentar a produção e qualidade do melão. Isso fortalecerá a COODAP na concorrência externa. Feito isso, deve-se investir em divulgação para que mais compradores europeus se interessem pelo produto.
• De que forma a COODAP pode aproveitar o diferencial da certificação em Comércio Justo para “brigar” por mais mercado interno?
A COODAP pode “explorar” o certificado de Comércio Justo como garantia, para o consumidor, de que o melão produzido é de alta qualidade. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de se consumir alimentos mais saudáveis, com menos agrotóxicos e de se preservar o meio ambiente. As grandes empresas já perceberam isso e passaram a usar esse fator a seu favor, fazendo uso de selos, certificados e logotipos de órgãos fiscalizadores e renomados. O consumidor está mais atento a esse tipo de coisa e, em alguns casos, não se importa de pagar um pouco mais caro por um produto que se diz “mais saudável” ou “amigo” do meio ambiente. Isso passa segurança ao comprador e a COODAP pode fazer uso do certificado de Comércio Justo como uma garantia da qualidade de seu produto, que está de acordo com as normas de produção e causa um menor impacto ambiental.
• O que falta para que mais produtores da Comunidade se integrem à COODAP?
O que talvez falte para que mais produtores se integrem a COODAP é divulgação e conhecimento. Antes de tudo, é