Trabalho de administração
ADRIANA CRISTINA SOUZA DA SILVA
NATAL/RN, 19/09/2012
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
1. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA DE NÍVEL FUNCIONAL
No nível funcional as estratégias são articuladas pelos departamentos da empresa constituindo planos de ação que darão sustentação a estratégia de nível de negócio e para a abordagem competitiva da empresa.
Por meio destas táticas é definido o papel de cada área funcional; são especificados seus objetivos; bem como as ações necessárias para obter exito.
As estratégias funcionais são mais detalhadas e abrangem menos tempo para serem postas em prática. Requer ainda a intercomunicação entre os departamentos para que não haja conflitos de ação, sendo constituídos planos para melhorar o desempenho de suas atividades, tendo em vista a necessidade do apoio dos departamentos de: Produção, Marketing, Recursos Humanos e Financeiro entre outros, afim de consolidar os escopos da empresa.
a) ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO:
Esta área é responsável pela transformação de matérias-primas em produtos e serviços. As decisões estratégicas estão relacionadas ao processo de produção e instalações produtivas (layout, capacidade produtiva. Tecnologia e equipamentos de produção, a localização das instalações e o processo de produção). Dois aspectos importantes desta estratégia são o controle de custos e a melhoria da eficiência das operações de fabricação. As prioridades da produção de acordo com ‘(Corrêa e Gianesi, Caon, 1999), quais sejam: [i] fazer os produtos gastando menos que os concorrentes e obter vantagem em custos;
[ii] fazer produtos melhores do que os concorrentes e obter vantagem em qualidade;
[iii] fazer os produtos mais rapidamente e obter vantagem na velocidade de entrega;
[iv] ser Capaz de mudar muito rapidamente o que está fazendo e obter vantagem em flexibilidade’.
b) ESTRATÉGIA DE MARKETING:
A área de marketing faz a ligação entre a organização e o mercado sendo seu