TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO
PLT – Capítulo 05
5.1 As Habilidades essências dos Negociadores
Neste capitulo encontraremos as variáveis básicas para o processo de negociação. O que são e quais são essas habilidades, bem como as diferentes visões teóricas, sua importância e aplicação, alem de trazer exemplos ilustrativos.
A “era digital”, com seus supercomputadores monitorando a sociedade, fornece aos indivíduos o sentimento de segurança e controle, tornou-se comum que a maioria das pessoas se mantenha informada sobre os acontecimentos do mundo empresarial – tendo acesso a balanços, inovações, investimento e escândalos.
No entanto, as pessoas muitas vezes se esquecem do cotidiano empresarial não é feito de mágicas e milagres, mas sim de pessoas comuns, que negociam constantemente dentro de uma empresa.
A calma a segurança e a perspicácia, geralmente presente nas ações desse indivíduos, geram um sentimento de inferioridade e incapacidade em seus observadores.
O que difere, então, os grandes negociadores das pessoas comum? Resposta pode ser TALENTO .
D e uma forma ou de outra, todos os indivíduos precisam desenvolver uma serie de habilidades pessoais que lhe permitam agir de maneira correta nas decisões do dia a dia. Habilidade se relaciona em: aptidões, capacidade, competência e inteligência. Negociadores experientes podem agir de maneira diferente durante um processo de negociação, mesmo que possuem as mesmas habilidades., na maioria das vezes será a utilização correta das habilidades que definirá o sucesso ao final da negociação. 5.2 Diferentes visões teóricas sobre as habilidades dos negociadores
Existem inúmeras publicações com sugestões de comportamentos a serem seguidos pelos negociadores. De uma forma ou de outra, essas sugestões podem ser traduzidas para um conjunto de habilidades essenciais, abaixo:
Concentrar-se nas ideias – Discutir as proposições – Proporcionar alternativas a outra parte – Ter objetividade no equacionamento dos problemas –