Trabalho De Administra O
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Fátima Francis
TRABALHO 2º BIMESTRAL DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR ALDEMAR CRUZ
UBERLÂNDIA, NOVEMBRO - 2012
Psicologia Industrial
A Psicologia voltada para o trabalho, conhecida inicialmente por Psicologia Industrial, desenvolvida por Hugo Münsterberg (1863-1916) procurava medir as habilidades e os limites dos esforços dos trabalhadores, principalmente os novatos, com as demandas para criar metas de produção, influenciar positivamente os empregados, aumentando a lucratividade das indústrias, com processos melhores, mais produtivos e eficientes.
Os pontos principais da psicologia de Münsterberg estavam relacionados com as proposta de Taylor, que era considerada brilhante, mas que precisava de algo maior para que esta durasse e tivesse valor. São eles:
O melhor homem possível: onde eram consideradas as qualidades mentais ideais dos indivíduos para o trabalho a ser realizado.
O melhor trabalho possível: eram determinadas as condições psicológicas adequadas para se ter um melhor resultado.
O melhor resultado possível: Onde a produção de influências sobre as necessidades dos empregados garantiria o resultado desejado pela organização.
Através desses pontos foram criadas propostas que visava fornecer elementos que permitam a seleção de trabalhadores, sua capacitação para o desempenho das funções, a descrição detalhada do que fazem introdução ao ambiente de trabalho, avaliação periódica, seu crescimento hierárquico e seu aconselhamento (principalmente quando compromete desempenho). Com o objetivo de diminuir a fadiga e aumentar a produtividade, a motivação e a eficiência.
Para isso foram considerados dois fatores importantes e fundamentais:
A- análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. Dominado pelo aspecto produtivo. O objetivo era a análise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados