Trabalho De Administra O
Ênfase em Pessoas, o que é?
É a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. É a chamada abordagem humanística. Com a abordagem humanística a Administração mudou de foco. Ela trouxe uma revolução conceitual na teoria administrativa: a ênfase, antes colocada na tarefa e na estrutura organizacional, cede espaço para a ênfase nas pessoas que participam das organizações.
A Administração com Ênfase em Pessoas divide-se em três teorias:
Teoria Das relações Humanas: Com enfoque em Organização informal, Motivação, Liderança, Comunicações e Dinâmica em grupo.
Teoria do Comportamento Organizacional: com enfoque em Estilo de Administração, Teoria das decisões, Integração dos objetivos organizacionais e individuais.
Teorias do Desenvolvimento Organizacional: com enfoque em Mudança Organizacional Planejada e Abordagem do Sistema Aberto.
Neste trabalho vamos tratar da primeira teoria que efetivamente surgiu com a experiência de Hawthorne em 1927.
A Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a “Grande crise” todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Com os novos estudos dessa teoria, o foco mudou e, do “Homo Economicus” (homem econômico) o trabalhador passou a ser visto com “homo social” (Homem Social). As três principais características desses modelos são:
- O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.
- O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de