Trabalho Daya
Racionalidade, autoridade e burocracia: as bases da definição de um tipo organizacional pósburocrático*
Flávio Carvalho de Vasconcelos**
S U M Á R I O : 1. Introdução; 2. Burocracia e racionalização — a gênese weberiana do paradigma burocrático; 3. As teorias das disfunções burocráticas — a burocracia como irracionalidade; 4. Introduzindo as noções de ambiente e adaptação — o argumento contingencial; 5. Definindo o modelo pós-burocrático — a procura por uma base de legitimidade.
S U M M A R Y : 1. Introduction; 2. Bureaucracy and rationalization — the Weberian genesis of the bureaucratic paradigm; 3. The bureaucratic dysfunctions theories — bureaucracy as irrationality; 4. Introducing the notions of environment and adaptation — the contingencial argument; 5. Defining the postbureaucratic model — the search for a legitimacy basis.
P A L A V R A S - C H A V E : organizações; modelo pós-burocrático.
K EY
W O R D S:
organizations; post-bureaucratic model.
Este artigo faz uma revisão teórica dos conceitos de burocracia e das condições de emergência de um modelo pós-burocrático de organização. Neste modelo pósburocrático as pessoas passariam a trabalhar de forma radicalmente diferente do modelo burocrático weberiano, reconhecendo a natureza coletiva e orgânica do trabalho, ajustando e continuamente redefinindo cargos, tarefas e objetivos em função do ambiente instável no qual trabalham. Nestas organizações, o empenho pessoal ultrapassando as atribuições formais dos cargos é valorizado, a criação de uma cultura organizacional centrada sobre a performance coletiva é incentivada. Mais ainda, estruturas de comunicação, controle e autoridade em rede são adotadas. A
* Artigo recebido em abr. e aceito em nov. 2003.
** Doutor em administração pela École des Hautes Études Commerciales, França. Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Eaesp/FGV. E-mail: fvasconcelos@fgvsp.br.
RAP
Rio de