trabalho Daniele
A primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado mostrando-lhe a necessidade de se converter. (Lc 1.14-17) A conversão real se evidencia pela progressiva separação do pecado (santificação) cujo resultado é a manifestação do o fruto do Espírito Santo. É também o Espírito Santo que nos faz ver a grande necessidade de evangelizar o mundo. Entretanto para executar esta nobre tarefa com eficiência precisaremos de poder, ou seja, de unção, em fim da graça de Deus. Daí a necessidade do batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem do grego baptismós e significa imersão de alguma coisa. Neste ato o crente é envolvido, imerso na plenitude do Espírito Santo e assim ele é revestido com poder do alto.
1. EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO A principal evidência do batismo no Espírito Santo é o ato de falar em línguas, concedidas pelo próprio Espírito Santo e não por nós mesmos. É uma promessa do Pai para qualquer crente em qualquer época em qualquer lugar. Veja as passagens bíblicas abaixo:
No cenáculo. (At 2.2,3)
Na casa de Cornélio. (At 10.44)
Na vida de Paulo. (1 Co 14.18)
Antes do Pentecostes, o Espírito Santo havia descido na vida de várias pessoas como João Batista (Lc 1.47), Isabel (Lc 1.41), Zacarias (Lc 1.7) e Simeão (Lc 2.52). Entretanto não há nenhum registro de que algum desses personagens haja falado línguas estranhas. Mas no dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo foi assinalado assim: eles falaram em línguas. Em Atos 2.4 lemos: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
2. A FINALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Realizar a obra de evangelização com ousadia, poder e autoridade celestial. (At 1.8; 4.31,33)
Produzir mais conversões. (At 11.24)
Dar visão dos perdidos. (At 16.9; At 18.9-11)
Proporcionar mais intimidade com Deus e assiste em nossas