Trabalho Da Lei E Decreto
1. Assinale a única alternativa incorreta em relação ao Decreto 5626/05:
a) O exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento dessa função.
b) A partir da publicação do Decreto, pelos próximos 10 anos, o MEC ou instituições de ensino superior por ele credenciada para essa finalidade promoverão, anualmente, exame nacional de proficiência em tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa.
c) Qualquer instituição de Ensino Superior poderá realizar o Exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa.
d) A banca examinadora do Exame de proficiência deverá ser constituída por docentes surdos, linguistas e tradutores e intérpretes de Libras de instituições de educação superior.
2. Segundo o Decreto 5626/05, ao tratar da formação do tradutor e intérprete de Libras –
Língua Portuguesa, a formação deste profissional deve efetivar-se por meio de Curso
Superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.
Sendo que nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, sua formação, em nível médio, deve ser realizada por meio de:
I - cursos de educação profissional.
II - cursos de extensão universitária.
III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.
IV - cursos básicos de Libras.
Considere:
a) I, II e III estão corretas
b) I e IV estão corretas
c) Todas as Alternativas
d) Nenhuma das alternativas estão corretas
3. O Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o art. 18 da Lei nº
10.098, de 19 de dezembro de 2000. Assinale V (Verdadeiro) ou (F) em relação ao Decreto:
( ) A pessoa surda é aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o