Trabalho da Imigração no brasil
Porém durante a crise do café esses imigrantes se saíram das lavouras para os centros urbanos, para procurar oportunidades de trabalho nas fábricas do sudeste brasileiro principalmente em São Paulo e Rio de janeiro onde tinha e tem até hoje a maior concentração de indústrias formadas pelos cafeicultores, que eram investidores das mesmas onde, utilizando o acumulo de capital, com a exportação de café.
A introdução desses trabalhadores foi de rápida inserção, pois estes já tinham vindo de um continente que já tinha passado pelo processo de industrialização, o que favoreceu muito no crescimento da indústria no sudeste.
“Para receber os imigrantes foram construídos prédios como a Hospedaria de Imigrantes. Entre 1882 e 1978 passaram mais de 60 nacionalidades e etnias pela hospedaria, num total de 2,5 milhões de pessoas. Num período de apenas nove anos (1882-1891), passaram pela Hospedaria 263.196 imigrantes, dos quais 202.503 eram italianos. A presença do imigrante europeu urbano fez-se bastante notável rapidamente: em 1900, 81% dos operários fabris de São Paulo eram italianos. Considerações Finais
A relação entre a imigração europeia e