Trabalho da Faculdade
São muitos os lugares e modalidades de cumprimento desta tarefa. Num mundo onde o conhecimento a todo o momento assume novas configurações, ser um pedagogo é ser um profissional, que a cada dia vem se tornando mais necessário, e esta é uma área que cada vez se torna mais abrangente.
Dentro da escola, o pedagogo age na transformação do aluno e equipe. É ele que faz a ligação entre os profissionais e os educandos. Cabe ao pedagogo, exercer esse papel, fazendo com que os alunos sejam preparados para serem cidadãos coerentes e saibam resolver os problemas que forem a eles destinados. A meu ver, o pedagogo transforma as relações e situações comuns em situações de aprendizagem, detecta erros e formula estratégias para melhor aprendizado. Dentre as funções do pedagogo dentro da escola algumas podem se destacar, o pedagogo pode exercer o ensino na capacitação dos educadores, construir e manter atualizado o planejamento curricular, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social e no comprometimento social e econômico de todos os envolvidos na escola e na comunidade escolar, orientação na elaboração de um planejamento coerente, construção e análise de uma avaliação pertinente.
Fora da escola, este profissional em Pedagogia também exerce funções ligadas à educação, já que, o pedagogo é um especialista educacional. Pode-se perceber a presença deste profissional em diferentes âmbitos ligadas a áreas humanas. A pedagogia, que garante o direito de crianças e jovens ao acesso a educação; dentro de empresas ou onde existam relações de ensino, aprendizagem e recrutamento, e como nova perspectiva, um novo ambiente de trabalho surge também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.
O conhecimento Pedagogo se ocupa de competências necessárias à melhoria da produtividade. As habilidades são inúmeras na