Trabalho Da Faculdade O Homem Primitivo J Praticava A Contabilidade Em 3
O homem primitivo já praticava a contabilidade em 3.000 a.C., contabilizando seus rebanhos e suas ferramentas. Os primeiros livros diários foram encontrados no Egito.
A contabilidade surgiu da necessidade em se registrar os patrimônios, os fenícios foram os primeiros a desenvolverem trocas monetárias, eles registravam seus bens, simplificando os registros contábeis.
Lucas Pacioli foi um frade que contribuiu com a contabilidade, ele expos o método das partidas dobradas, princípio contábil no qual todo lançamento a credito numa conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.
No Brasil o ensino da contabilidade se iniciou a partir da vinda da família real para cá. A Associação dos Guardas Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil brasileira, foi fundada em 12 de abril de 1867, no Rio de Janeiro.
Antes de se inventar a máquina de calcular, era utilizado um instrumento chamado ábaco, o qual era composto por varetas e bolas que auxiliava a calcular.
A primeira máquina de contabilizar foi desenvolvida em 1901, chamava-se Ellis, foi inventada por Holkham Ellis.
A contabilidade em si é a ciência que estuda, interpreta e registra o patrimônio. Por exemplo: o registro de venda de mercadoria, compras de mercadorias e transações financeiras.
Existem livros contábeis que são obrigatórios, um deles é o livro diário, o qual registra todas as transações patrimoniais da empresa desde sua abertura até o seu encerramento.
Antigamente, a contabilidade era utilizada apenas para registro patrimonial, mas sua importância cresceu conforme foram passando os anos, hoje ela é utilizada para tomadas de decisões em empresas, pois mede resultados, avalia o desempenho dos negócios e das diretrizes.
Passo 3 – Contabilidade no cotidiano das pessoas e das empresas
Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra o patrimônio. Que a contabilidade está presente no cotidiano das empresas