TRABALHO DA FACULDADE 2014 TALYTA
Considerando a importância do Ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento do ser humano desde sua infância sua formação subjetiva, cognitiva, cultural e social.
A Importância das Artes Visuais na Educação Infantil visa não à importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo. As Artes Visuais na Educação Infantil desenvolve uma conscientização e valorização do ser humano, em especial às crianças, não pelo o que ela tem de material ou pelo seu valor econômico e sim, a valorização dele (a) como pessoa humana, capaz de criar e recriar. Valorizando sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade.
Internacionalmente conhecida, como uma das mais célebres pintoras do Brasil, senão a mais fértil de todas, Tarsila do Amaral, a caipira de Capivari, ainda está para merecer a contemplação de um Museu, onde pudesse estar recolhido toda a sua trajetória de artista fenomenal.
E que não fosse pouco, a sua história, vivida intensamente, com lances de altos e baixos, em documentários a serem espalhados por este Brasil, indo além fronteiras, para que mais ainda conhecessem o seu encanto, a sua infinita bondade, o seu acendrado amor pelas coisas simples e, acima de tudo, o seu talento artístico de há muito comprovado.
A importância da arte na formação estética
A Experiência Estética é uma vivência que desloca o ser humano, por um tempo, de seu cotidiano, de seus pensamentos e preocupações, levando-o a observar algo ou agir, a partir da significação que esta vivência lhe proporciona. Ao ter uma experiência estética nossos sentimentos são tocados.
Desta forma, o indivíduo apreende os sentidos de sua ação e