trabalho da disciplina de SGI
A EMPRESA
A Profy é uma empresa de fundição de latão de médio porte que fabrica 2 produtos de grandes dimensões tipo COTOVELO e derivações tipo TÊ. Os cotovelos são fundidos em liga especial de latão e os “tês” em liga padrão.
O PROCESSO PRODUTIVO
O processo produtivo, consiste de 2 linhas (linha 1 e 2) de produção independentes, compostas por Moldagem, Carga, Fusão, Vazamento, Desmoldagem, Rebarbação, Inspeção, Armazenamento e Expedição.
A sequência de produção inicia-se com preparação da carga do forno, orientada pelo chefe de Turma, onde o Forneiro pesa e adiciona as matérias-primas no forno. A matéria-prima 1 é fornecida pela empresa Arco e a matéria-prima 2 pela Remo. Após a fusão, o Vazador enche os moldes que vieram da área de Moldagem e os transfere para a área de Resfriamento e Desmoldagem.
Em seguida, as peças desmoldadas vão para a área de Rebarbação, onde são retiradas as rebarbas. A seguir as peças são 100% inspecionadas, sendo então separadas as peças defeituosas. Os defeitos que podem ocorrer são: TRINCAS; POROSIDADE E DEFEITOS DIMENSIONAIS.
As peças com defeito(s) ou são sucateadas ou retornam à linha de produção para serem recuperadas. De qualquer forma, causam um aumento indesejável de custo. Se o defeito for trincas ou porosidades, essas peças são sucateadas. Se o defeito for dimensional e a peça puder ser retrabalhada, essas peças seguem para a área de rebarbação, onde é feito o retrabalho. Quando a peça com defeito dimensional não pode ser retrabalhada, esta é sucateada.
Fluxograma de processo
Alguns dados de operação dos processos indicados acima:
Forno
Ambienta a altas temperaturas
Esforço físico
Vapores metálicos
...
Vazamento
Contato com peças metálicas
Esforço físico
Superfície aquecida
...
Desmoldagem
Contato com peças metálicas
Transporte de peças
...
Rebarbação
Contato com peças metálicas
Presença de poeira metálica
...