Trabalho Da Cristina
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS - FACE
LETRAS
Lucas Magalhães Menezes
RESUMO INFORMATIVO DOTEXTO “POSITIVISMO EM FAMÍLIA: O PROJETO PEDAGÓGICO DE CARLOS TORRES GONÇALVES”
Governador Valadares, 2010
PEZAT, Paulo. Positivismo em família: o projeto pedagógico de Carlos Torres
Gonçalves. Temas e Matizes, Cascavel, n. 9, p. 69-80, 2006. Disponível em: www.unioeste.br/saber. Acesso em: 30 mar. 2010.
Positivismo é uma corrente filosófica elaborada pelo francês Auguste Comte, que tem como natureza pedagógica e visa à reconstrução da humanidade a partir do berço familiar. Ao perceber a modernização da sociedade e a ausência de uma autoridade por conta do fim do sistema feudal, Comte redigiu textos que tinham a educação como ferramenta de mudança, e essa era suscitada na família, tendo a imagem materna como a grande responsável do processo de transformação. O autor francês escreveu textos positivistas como a série Cours de Philosofie Positive (1830-1842), Système de Politque Positive (1851-1854), mas foi em Catecismo Positivista (1852), que Comte explicitou uma importante característica positivista, a de que a vida era dividida em fases, num período de sete anos cada, segundo o autor, as fases eram: a primeira infância (nascimento os sete anos), a segunda infância (sete os quatorze anos), a adolescência (quatorze aos vinte e um anos), a juventude (vinte e um aos vinte e oito anos), a virilidade (vinte e oito aos quarenta e dois anos), a maturidade (quarenta e dois aos sessenta e três anos), e por fim velhice (após os sessenta e três anos). Na idéia positivista a aquisição do conhecimento deveria ser realizada em seis áreas especificais, são elas: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia.
No Brasil a influência positivista foi marcada na política, com o estabelecimento da República, e no âmbito educacional. Essa influência se deu no século XIX e início do século XX. Um grande