Trabalho da APS EPI e EPC
Durante muito tempo, o tema de como os trabalhadores adoecia, se feriam, e morriam no ambiente de trabalho, era considerado irrelevante comparado aos resultados obtidos em termos de produtividade e competitividade no mercado.
Então a partir da Revolução Industrial, diversas modificações ocorreram na relação de trabalho. O estabelecimento de critérios de segurança a serem seguidos pelos colaboradores e supridos pelo empregador tornando-se fundamentais na prevenção de acidentes de trabalho.
E assim como em qualquer trabalho que tenha riscos a saúde do trabalhador, as atividades realizadas dentro de uma UAN (unidade de alimentação e nutrição) devem obedecer a NR-6 (Norma Regulamentadora 6), estabelecida pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, cujo considera-se EPI, EPC e todo dispositivo ou produto utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos que possam ameaçar sua segurança e saúde durante o trabalho.
As atividades rotineiras de produção de alimentos devem seguir as instruções estabelecidas pela NR, uma vez que ocorre o manuseio de alguns produtos e equipamentos que podem oferecer risco a segurança e saúde do manipulador, como uso de facas, do próprio fogão/forno, limpeza com auxilio de produtos químicos, entre outros.
Com as melhorias das condições no ambiente de trabalho preservam e protegem o colaborador, sendo mais uma forma de promoção da sua qualidade de vida, buscando condições seguras e saudáveis. Desta forma evitas riscos e aumenta-se a produtividade.
7
1.1 TEMA
EPI E EPC: Equipamento Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletivo.
1.2 –OBJETIVO
1.2.1- Objetivo Geral
Mostrar a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e
Equipamento de Proteção Coletivo (EPC).
1.2.2- Objetivo Especifico
- Avaliar as condições dos equipamentos de proteção obrigatório para os trabalhadores de UAN;
- Apontar a vantagem do uso correto de cada equipamento conforme os treinamentos e a legislação