trabalho Custeio Baseado em atividades atualizado
Como sabemos a contabilidade tem como objetivo fornecer dados e informações seguras aos seus gestores para que possam auxiliar-los nas tomadas de decisões de forma eficiente para que possa obter uma boa gesta da empresa. Com isso a contabilidade informa aos gestores dados e informações de seus custos e gastos de seus bens e mercadoria e/ou serviços que sejam atividades da empresa.
Devemos entender os custos como parte da contabilidade onde se busca apurar todos os valores devidos para a produção das mercadorias e/ou execução dos serviços a serem prestados, para fim da apuração de seus resultados e mensuração dos estoques de produtos em andamento e acabados.
Então o que são métodos de custeio? Podemos dizer que são todas as formas de apuração dos gastos dos seus produtos (mercadoria), serviços a serem oferecidos pela entidade em sua atividade exercida. Embora existam vários métodos não podemos dizer de forma clara qual é o melhor, pois devem ser aplicados de acordo com a atividade da entidade, visando também o porte desta e por fim o grau de detalhamento que os gestores desejem ou achem que esteja suficiente para uma boa tomada de decisões.
Porque não se justifica usar um método de custeio que seja muito detalhado que não respeitem o principio do custo beneficio, ou seja, deve se escolher um método que forneça a informações de forma a atender as exigências, mas que não extrapolem os gastos para produzi-las.
Os métodos mais utilizados são: Os três principais métodos de custeio abordados pela bibliografia de custos no Brasil referem-se ao custeio por absorção, ao custeio variável e ao custeio ABC.
Custeio por Absorção
O sistema tradicional de custeio (absorção) aloca aos produtos ou serviços os custos dos insumos diretamente utilizados neles (materiais, mão-de-obra direta etc.), assim tomando por base todos os custos da produção. Os demais custos são repartidos arbitrariamente, seguindo algum critério preestabelecido, o que muitas