TRABALHO CURITIBA
BRUNA CRISTINA PIEPO CAMILA MARSCHALL MARILIA CARLETTO
ESTUDO DE CASO
CURITIBA
CASCAVEL
2015
FACULDADE ASSIS GURGACZ
BRUNA CRISTINA PIEPO, CAMILA MARSCHALL MARILIA CARLETTO
ESTUDO DE CASO
CURITIBA
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Teorias do Urbanismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Assis Gurgacz. Professora Orientadora: Scliane S. S. Bavaresco
CASCAVEL
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo de caso da cidade de Curitiba, estudo de caso é a analise minuciosa e objetiva de uma situação real que necessita ser investigada e é desafiadora para os envolvidos, sendo assim, serão analisados todos os pontos do Plano de Agache, Plano de Embelezamento e Plano de Avenidas.
O Plano Agache tem como objetivo principal a denominação popular do plano de remodelação urbana da cidade elaborado no final da década de 1920, por Alfred Agache, por solicitação do então prefeito da cidade. []Embora não tenha sido efetivamente implementado, o Plano abriu novas perspectivas para o urbanismo no Brasil e deu origem à criação do Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal.
O Plano de Embelezamento provinha da tradição européia, principalmente, e consistiam basicamente no alargamento de vias, erradicação de ocupações de baixa renda nas áreas mais centrais, implementação de infra-estrutura, especialmente de saneamento, e ajardinamento de parques e praças, a criação de uma legislação urbanística, como a reforma e reurbanização das áreas portuárias.
O Plano de Avenidas foi um projeto de sistema viário estrutural proposto por Prestes Maia e Ulhôa Cintra nas décadas de 1920 e 1930 para as cidades do Brasil, e que estruturou o crescimento ao longo das décadas posteriores.[]
CONTEXTO HISTÓRICO DA CIDADE DE CURITIBA E SEU DESENVOLVIMENTO
Seu plano atendia a um futuro imediato, foi