TRABALHO CPD
TECNICO EM INFORMATICA
FELIPE JUTINO P. SILVA
CENTRAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS
(CPD)
TIMBAÚBA
2015
INTRODUÇÃO
Neste artigo vamos falar um pouco sobre Centro de Processamento de Dados (CPD), como montar e o que precisa para montagem de um CPD.
Gerenciamento é fundamental para controlar todas as informações recebidas e contidas na central, verificar temperatura ambiente para um bom funcionamento dos equipamentos contidos nos racks onde concentra-se os hard disk (Famosos HD’s).
CPD
Um Centro de Processamento de Dados (CPD), é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de processamento de dados, processando grande quantidade de informação. Montados num salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado. O abastecimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentação ininterrupta de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento.
Os CPDs são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A infraestrutura exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado.
GERENCIA
A inteligência e o sucesso das organizações dependem fortemente das decisões tomadas pelas pessoas que nelas atuam. Da mesma forma que houve mudanças nos perfis do cliente e dos técnicos solucionadores, também evoluiu a forma de gestão e a postura dos gestores da TI. Os chamados gerentes de CPD (Centro de
Processamento de Dados) atuaram na década de 1960 e 1970 com seus sistemas fechados e seus ranços tecnológicos. Essa gerência de CPD era um modelo