Trabalho Cozinha
Diz a história que este prato surgiu por volta de 50 a.C., em Auvergne, sul da França, quando os gauleses, liderados por Vercingertórix, foram cercados pelo exército romano. Como símbolo de sua rendição, o líder gaulês enviou um galo de briga a Júlio César, recebendo como resposta um convite para jantar. O prato principal servido foi o próprio galo cozido no vinho da região. Tradicionalmente, este prato passou a ser preparado com galos em idade avançada; daí a importância do vinho como forma de amaciar a carne. Ao longo dos anos, passou a ser elaborado com frango ou galinha (preferencialmente caipira) e vinho à base da uva Pinot Noir.
Origem francesa
Obs: Das três eu escolho a primeira, pois parece mais convidativa, (comfort food).
Polvo à lagareiro
O polvo à lagareiro é uma prato culinário típico de Portugal. Como o nome indica, é confeccionado com polvo. Este é cozido e, em seguida, grelhado. É servido regado com azeite quente, onde deverão ter sido alourados alhos e pequenos pedaços de cebola. Como acompanhamento, são utilizadas as batatas a murro.
A expressão lagareiro designa um indivíduo que trabalha num lagar, na produção de azeite. É utilizada neste contexto devido à quantidade abundante de azeite que é usada para regar o polvo.
*Origem Portuguesa
Obs: Aprimeira apresentação pra mim foi a melho, pois mesmo sendo um prato rustico, foi finalizado com muita delicadesa.
Salmão á Belle Meunière
A origem do nome desse prato está associada à farinha de trigo. “Meunière” é a esposa do moleiro, que, no início do século XIX começou usar a farinha do moinho para garantir uma melhor consistência do pescado na frigideira.
Trata-se de um método de cozimento que pode ser utilizado para vários tipos de peixe. O filé é sempre levemente passado na farinha de trigo e depois frito na manteiga. Uma variação da receita original, acrescida de alcaparras e camarões, passou a ser chamada “à belle meunière”.
Origem Francesa