Trabalho Costinha
1 INTRODUÇÃO 14
2 O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES 15
3 O PODER E A CIDADANIA NA SOCIEDADE DAINFORAÇÃO 23
4 CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS 34
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a relação entre informação e poder, ou, mais precisamente, sobre como a informação redesenha a relação de poder entre nações, organizações e indivíduos, bem como influenciam na construção da cidadania. Inicialmente são abordados aspectos relativos ao conceito de poder e suas várias formas de manifestação, com destaque para seu exercício pelo Estado. A partir da revisão sobre o poder e o Estado, o trabalho insere a informação como peça de sustentação e, ao mesmo tempo, alavanca de mudança dos processos sociais.
Finalmente, o trabalho apresenta algumas ponderações sobre a responsabilidade do Estado como agente capaz de evitar que a nova era agrave os desequilíbrios sociais e regionais hoje existentes, assim como de assegurar o efetivo exercício da cidadania, garantindo a todos, tratamento igual em termos de oportunidades básicas de acesso aos recursos informacionais, resultando a diferenciação a partir da capacidade, do talento e dos esforços individuais.
(ANTÔNIO) AZUL
2 O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES
(CAMILA) VERMELHO
A ideia mais difundida de poder está relacionada ao conceito weberiano que o traduz como sendo “a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas. Essa ideia de poder correlaciona a dimensão do poder com a capacidade de certos grupos ou indivíduos imporem suas vontades a outros para o atingimento de determinados objetivos. Tais objetivos costumam ser ligados à aquisição de riqueza, ocorrendo também às motivações de ordem religiosa e doutrinária. Há casos, porém, em que a finalidade desejada com o poder é o próprio exercício do poder: os rituais que envolvem os poderosos fascinam os homens há milhares de anos, bem como a peregrinação dos submissos em busca de soluções e