TRABALHO CORRIGIDO
KATRINE aLVES lOPES jACKSON sANTOS mONTEIRO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para o 6º Semestre – Disciplinas Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoa e Responsabilidade Social e Ambiental.
1-RESUMO:
O panorama econômico, social e cultural do Brasil impõe novos desafios empresariais, dentre eles, o modelo de gestão com foco nas pessoas – no cliente, no fornecedor e principalmente no colaborador. Na atualidade, os colaboradores são os grandes parceiros da organização e os gestores devem procurar novas formas de lidar com estas mudanças, implementando políticas que proporcionem a satisfação das necessidades e desejos de sua equipe, sob pena de não prover a sobrevivência da organização no mercado. Segundo autores renomados, a viabilização destas políticas empresariais voltadas para os colaboradores se dá por meio de seis processos, quais sejam: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Contudo, com a atual legislação trabalhista, não é fácil gerir todos os processos sem esbarrar em algum empecilho legal e ainda, sem acarretar ônus, às vezes demasiado, à organização. Neste contexto encontra-se o escopo do presente estudo que é demonstrar a interdisciplinaridade existente entre o Direito do Trabalho e a Gestão de Pessoas bem como a importância da assessoria jurídica preventiva no desenvolvimento dos processos.
Palavras-chave: Colaborador. Organização. Legislação trabalhista. Assessoria jurídica preventiva. Processos de gestão de pessoas, Suspensão. Interrupção. Contrato de Trabalho. Conceitos. Divergências.
2. INTRODUÇÃO
No contexto atual, não é possível afastar a premissa de que a gestão de pessoas nas organizações de pequeno, médio e grande porte, independente do ramo de atuação, é