Trabalho correção monetária
O Brasil vem sofrendo há muito tempo com a inflação e o aumento dos bens e serviços de uma economia. Com isso atingiu muitas empresas e onde foi o maior impacto é nas demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis que são para refletir os efeitos das mudanças de preços ao longo do tempo. A inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que as vezes visto como a causa do aumento de preços. Ou seja, a inflação é um aumento nos preços.
2- PROBLEMÁTICA Como medir através da correção monetária o nível da inflação?
3- REVISÃO DA LITERATURA Há diversos índices que se utilizam para medir a inflação. Para aferir a variação dos preços dos produtos finais consumidos pela população usa-se o índice de custo de vida (ICV) ou o índice de preços ao consumidor (IPC), tomando por base os produtos de consumo de uma família-padrão para toda a sociedade ou certa classe. Para medir a variação nos preços dos insumos e fatores de produção e demais produtos intermediários, usam-se índices de preços ao produtor ou o índice de preços no atacado (IPA). A inflação no Brasil levou à criação de mais de trinta índices diferentes para medir a inflação e corrigir a desvalorização da moeda. Com isso a Inflação é o aumento persistente dos preços e envolve toda a economia de um país. Isso, conseqüentemente, resulta numa contínua perda do poder aquisitivo da moeda local.
3.1- Os princípios contábeis e a inflação
Princípios Contábeis podem ser conceituados como sendo as premissas básicas acerca dos fenômenos econômicos contemplados pela contabilidade, premissas que são a cristalização da análise e observação da realidade econômica. Os principio contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade de dados fornecidos e facilitam a