Trabalho copa do mundo 2014
Em 2003, ficou definido que a Copa do Mundo 2014 seria realizada na América do Sul, decorrência de uma iniciativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), onde tinha como objetivo levar o futebol para outros continentes além da Europa. Além do Brasil, se manifestaram Argentina e Colômbia, mas acabam desistindo em 2006 da sua candidatura. A eleição para a sede da Copa do Mundo FIFA 2014 foi realizada em 30 de outubro de 2007, onde formalizou o Brasil como país sede da competição.
Doze cidades foram escolhidas para receber jogos do mundial, e seus respectivos estádios e quantidade de jogos, e esses foram: Rio de Janeiro: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), 7 jogos; Brasília: Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), 7 jogos; Belo Horizonte: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), 6 jogos; Fortaleza: Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), 6 jogos; Salvador: Arena Fonte Nova, 6 jogos; São Paulo: Arena Corinthians, 6 jogos; Porto Alegre: Estádio Beira-Rio, 5 jogos; Recife/São Lourenço da Mata: Arena Pernambuco, 5 jogos; Cuiabá: Arena Pantanal, 4 jogos; Curitiba: Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), 4 jogos; Manaus: Arena Amazônia, 4 jogos; Natal: Arena das Dunas, 4 jogos.
A partir deste momento começou uma conscientização maior do governo para a copa do mundo, e foi nesse momento que começaram a focalizar em obras e reformas para a realização do evento.
CAPÍTULO II: Preparação para a Copa e os Gastos excessivos
A partir da nomeação do Brasil como sede da Copa e suas respectivas cidades o Brasil teve 2.417 dias ou 79 meses para preparar-se para receber o evento. E um ano antes do evento ocorrer o país estava correndo contra o tempo para realizar o evento, onde teve até ameaças de não receber o evento devido ao grande atraso para entregar suas obras prontas. De 109 obras previstas a serem realizadas, somente 14 tinham sidas entregues na data