Trabalho Convenção de Bretton Woods 4 Grandes Resoluções
António Pedro Melo da Cunha Bello / ECO1411 / Turma 2GB / Prof Rui Marinho
Trabalho – Conferência de Bretton Woods
Após a Grande Depressão de 29, o sistema financeiro internacional se encontrava em uma profunda crise, que causou a diminuição drástica da produção, do comércio e da geração de empregos ao longo dos anos 30 e início dos 40. Por esses motivos, em meados dos anos 40, as conferências estabeleceram regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. Em 1944, 730 delgados de 44 países, se juntaram na cidade de Bretton Woods para a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. O objetivo principal era reconstrução do capitalismo mundial, a partir de um sistema de regras que regulasse a política econômica internacional.
A principal ação seria a garantia da estabilidade. O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a sua taxa de câmbio de sua moeda “congelada” ao dólar.
A partir do sistema de regras, foram criados o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), instituições multilaterais com o objetivo de acompanhar o novo sistema financeiro e garantir a liquidez na economia. Se tornaram operacionais em 1946, depois do acordo ter sido ratificado por um número considerável de países. Esse sistema liberal foi a base para que um ciclo de crescimento do capitalismo fosse criado e mantido. Em suma, os quatro objetivos principais Convenção de Bretton Woods foram:
1. Promover a cooperação internacional através das instituições monetárias.
2. Facilitar a expansão do comércio internacional.
3. Implementar a estabilidade dos câmbios.
4. Contribuir para a instituição multilateral de pagamentos.
Desde 1944, houveram muitas mudanças no mundo, como o fortalecimento da União Européia, e criação por eles da própria moeda (euro), o maior ritmo de crescimento e