Trabalho Contábil
PIB Trimestral Conjuntural = 314.015 – 2,0 %
PIB 2009 Anual estrutural = 3.239.404 – 0,2%
2) Quais são as principais diferenças entre os indicadores conjunturais contidos nas Contas Trimestrais e os indicadores produzidos no âmbito do sistema anual?
As principais diferenças entre os indicadores conjunturais contidos são: contas trimestrais acompanham e analisam os movimentos econômicos de curto prazo de uma economia, com o principal intuito de obter informações para a tomada de decisões de política econômica. Nelas são acompanhados somente fluxos de produção e de despesa durante o trimestre em questão. Permite assim, o estudo de ciclos econômicos e dos impactos de medidos de política econômica. Já as contas anuais, analisam a estrutura da economia e seu nível de crescimento.
3) Porque é necessário fazer ajuste sazonal na série trimestral?
O ajuste é necessário porque existem variações institucionais ou climáticas que influenciam a periodicidade de flutuações na economia, como por exemplo, clima, estação do ano.
4) Qual o procedimento metodológico adotado pelo IBGE para fazer o ajuste sazonal?
O procedimento metodológico funciona da seguinte forma: retira-se os movimentos sazonais ao longo do ano que representam todos os anos nas séries calculando um fator que representa o quanto, na média do período, o valor de determinado mês ou trimestre fica acima ou abaixo da média do ano. Depois se faz a divisão da série original pelos fatores para obtenção da série com ajuste. Este método chama-se X-12 ARIMA.
5) Qual o problema da utilização do método pró-rata no ajuste das séries trimestrais aos totais anuais? Qual é a solução dada para resolver esse problema na Contas Trimestrais do Brasil?
O método pró-rata altera o perfil original da série observada, á que esse método de ajuste introduz um degrau