trabalho controle dimensional
1. Introdução
O Controle Estatístico do Processo (CEP) é uma ferramenta desenvolvida a partir dos anos 1920 que contribui na aplicação de técnicas para viabilizar e padronizar a qualidade, é uma forma de detectar defeitos nos produtos finais do processo industrial.
Ela possibilita padronizar o processo produtivo para que não ocorram desperdícios, por haver muita variabilidade em cada processo de fabricação dos produtos, utilizando esta ferramenta é possível controlar e evitar que os produtos sejam feitos errados e que ocorram retrabalhos.
Podemos visualizar as diretrizes para solucionar os problemas ocorridos durante a fabricação e também como se deve agir, assim possibilitando tomar atitudes eficazes.
2. Objetivo
Demonstração aos alunos a utilização da ferramenta Controle Estatístico do Processo (CEP). Efetuar a medição das amostras (parafusos) utilizando um paquímetro digital e montar os gráficos de controle para avaliar e examinar eventuais erros na fabricação do material apresentado.
3. Descrição
Foram utilizados cinquenta parafusos para a medição. Iniciando o processo decidimos fazer a medida do comprimento, pois foi onde achamos que havia a maior possibilidade de ocorrer um erro do controle dimensional.
Em seguida passamos todas (a medida do comprimento de todos os parafusos) as medidas ao computador onde foi utilizado o Excel como receptor das informações.
De acordo com um exemplo passado em aula colocamos as medidas em dez linhas e cinco colunas totalizando as medidas feitas. Desta forma fizemos as medias e a amplitude de cada linha. Totalizando dez medias e dez amplitudes. E