TRABALHO CONTABILILDADE FINAL2
2860 palavras
12 páginas
1. IntroduçãoEste trabalho, solicitado pela Disciplina de Contabilidade e Análise de Balanço (CE 141), consiste em um relatório analítico e comparativo das características gerais e do desempenho financeiro das seguintes empresas do Setor de Telecomunicações: Oi (Brasil Telecom), Claro (Embratel) e Tim.
Assim, o objetivo principal do trabalho é averiguar, com o auxílio de gráficos, tabelas e das informações obtidas através de pesquisas e cálculos financeiros, a evolução nos últimos três anos (2012 a 2014) desse setor e demonstrar suas perspectivas futuras.
Para que seja alcançado tal objetivo, a estrutura do trabalho apresentado abarca os principais tópicos para que seja feita uma análise econômico-financeira consistente. Dessa forma, distribuídos em itens, abrange-se os índices na seguinte ordem: Índice de Liquidez e de Atividade, Análise de Endividamento e de Alavancagem, Análise de Rentabilidade, e, por último, Evolução dos Preços das Ações vs. Desempenho da Empresa.
2. Breve análise do setor
Com o objetivo de mostrar a evolução do setor, serão suscintamente analisadas três etapas relativas ao serviço do Setor de Telecomunicações no Brasil: 1952-71, 1972-96 e 1997-2001.
No primeiro período (1952-71), observa-se que na fase inicial, a principal vertente condicionante da estrutura setorial foi o progresso tecnológico, já no final, destacou-se a intervenção do Estado, justificada pela relevância estratégica do setor, o qual, por essa óptica, não poderia seguir apenas as diretrizes do próprio mercado.
No segundo período (1977-96), a política de Desenvolvimento Nacional criada pelo Governo Militar deu origem à Estatal denominada Telecomunicações Brasileiras SA (Telebrás), vinculada ao Ministério das Comunicações, com atribuições de planejar, implantar e operar o SNT (Sistema Nacional de Telecomunicações). Ao final desse período, houve mudanças drásticas, tanto politicas como financeiras (fim do período militar e início da liberalização e medidas neoclássicas no