Trabalho Contabilidade
Valor Atual Liquido (VAL)
O Valor Atual Líquido (VAL) tem como objetivo avaliar a viabilidade de um projeto de investimento através do cálculo do valor atual de todos os seus cash-flows (sendo por isso um indicador muito utilizado em estudos análise de viabilidade). Este mesmo indicador pode ser usado também para medir o valor de qualquer outro ativo que gere cash-flows (por exemplo, uma empresa, uma fábrica, um equipamento).
Por valor atual entende-se o valor hoje de um determinado montante a obter no futuro. Como qualquer investimento apenas gera cash-flow no futuro, é necessário atualizar o valor de cada um desses cash-flows e compará-los com o valor do investimento. No caso do valor do investimento ser inferior ao valor atual dos cash-flows, o VAL é positivo o que significa que o projeto apresenta uma rentabilidade positiva.
Para atualizar os cash-flows futuros é utilizada uma taxa a que se chama taxa de desconto. Esta taxa de desconto é não mais do que uma taxa de juros sem risco (são normalmente utilizadas taxas de juros de OT's) acrescida de um prémio de risco estabelecido para o tipo de projeto em causa.
A fórmula genérica para o cálculo do VAL é dada pela expressão seguinte:
CFi representa o cash flow do projeto do ano i, n designa a vida útil do projeto e t designa a taxa de desconto do projeto.
O cálculo deste critério pode ser adaptado de acordo com a ótica de avaliação pretendida:
a) Ótica do Investidor
Na ótica do investidor, tal como já foi referido anteriormente, interessa calcular o VAL utilizando o Fluxo de Caixa Livre (FCL) para os acionistas para cada período, atualizado à taxa de retorno exigida pelos acionistas (ke). Assim temos:
b) Ótica do Projeto
Na ótica do projeto, o cash flow relevante no cálculo do VAL constitui o Fluxo de Caixa Operacional Líquido (FCOL) e deverá ser atualizado utilizando a taxa do custo médio ponderado do capital (km). A fórmula deverá ser:
É de referir que