trabalho contabilidade
Artigos acadêmicos
Projeto SOS Jovens
Ano de 2011
BREVE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO.
A preocupação com a Contabilidade nasceu desde que o homem passou a possuir bens, surgindo a necessidade de controlá-los e administrá-los adequadamente. Assim, "a contabilidade nasceu com o objetivo básico de controle de patrimônio das pessoas". (SILVA, 1992, p.8).
"O ato de contar o rebanho nas mais antigas épocas, por exemplo, quando os pastores da antigüidade levavam seu rebanho para o pastoreio, logo pela manhã, ao retirar o rebanho do cercado, a cada ovelha que saia para o campo, se colocava uma pedrinha em um embornal, e depois de todas as ovelhas saíssem, tinha-se o total das mesmas em pedrinhas dentro do embornal. Ao voltar a tarde, cada ovelha que entrasse novamente ao cercado, retirava-se uma pedrinha do embornal. Isso é contabilidade, ou seja, qualquer forma de controle de patrimônio". (SILVA, 1992,
p.8)
Por essa razão, não se tem uma data certa do aparecimento da contabilidade, mas sabe-se que por volta de 1494, segundo Silva (1992, p.9), um frei italiano chamado Lucas Pacciolli, escreveu um livro chamado "Summa", que descreveria todos os métodos de contabilização com a conhecida "partidas dobradas", e acabou sendo considerado o pai da contabilidade moderna.
Passarelli et al (2003, p.9), diz que, desde os primeiros séculos da idade média até o fim do século XVI, faz parte da chamado primeira etapa da evolução do sistema de produção na civilização oriental. Esta etapa compreende com os sistemas de produção conhecidos como familiar, de corporações e doméstico.
Com a evolução do mercado e o crescimento populacional e urbano, surge o cenário para o sistema de produção atual, denominado, sistema de produção fabril.
Autor: Adryadson Flabio Nappi
Contador, professor, teólogo, músico, compositor e escritor
-1-
Comunidade Missão Peregrinos do Amor
Artigos acadêmicos
Projeto