trabalho contabilidade
Através dos resultados da segunda fase, os pesquizadores começaram a se fixa no estudos das relações humanas A terceira fase iniciou-se em 1928 com o programa de entrevistas o objetivo das entrevistas era conhecer melhor a opinião dos empregados, referente ao seu trabalho e o tratamento que recebiam no local de trabalho.
Resultado da experiência:
*Através das pesquisas eles perceberam, que o nível de produção do empregado era influenciado pela sua integração social, e não por sua capacidade física ou fisiológica
*A empresa passa a ser vista como uma organização formada de grupos informais.
*Cada ser humano tem uma personalidade diferenciada, que influi no comportamento e nas atitudes das pessoas que mantém contato * desperta a atenção dos administradores, para aspectos como comunicação, liderança , para melhor compreender o comportamento humano na empresa.
Quarta fase
Para analisar a relação entre a Organização Informal dos Operários e a Organização Formal da Fábrica, foi escolhido um grupo experimental para trabalhar em uma sala especial com condições de trabalho idênticas às do departamento.
Um observador ficava dentro da sala e um entrevistador fora entrevistando o grupo. O sistema de pagamento era baseado na produção do grupo. O salário só poderia ser maior se a produção total aumentasse.
Resultando da pesquisa
O observador pôde notar que os operários dentro da sala usavam uma porção de artimanhas – logo que os operários montavam o que julgavam ser a sua produção normal, reduziam seu ritmo de trabalho.
Os operários passaram a apresentar certa igualdade de sentimentos e solidariedade grupal.
O grupo desenvolveu métodos para assegurar suas atitudes, considerando delator o membro que prejudicasse algum companheiro e pressionando os mais rápidos para estabilizarem sua produção por meio de punições simbólicas.
Essa Quarta fase permitiu o estudo das relações entre a organização informal dos empregados e a organização