TRabalho Contabilidade Gerencial Aline 9 EP
O artigo demonstra a evolução da contabilidade de Custos, desde sua origem até os dias atuais. Tem por objetivo demonstrar de que forma a Contabilidade de Custos influencia no processo de tomada de decisão. O presente artigo, cita alguns sistemas de custos como: Sistema de Custeio por absorção, Sistema de Custeio Variável, Sistema de Custeio Baseado em atividades (ABC) e o Gerenciamento Baseado em Atividades (ABM) 1. Sistema de Custeio Tradicional ou por Absorção = Esse sistema gera informações que propiciam uma melhor análise dos estoques das empresas e como consequência, ajuda nas decisões de preço dos produtos e serviços. É um método de custeio que apropria os custos diretos e indiretos aos produtos, e as despesas administrativas, de vendas e financeiras, como sendo do período. Pode ser com ou sem departamentalização.
- Sem Departamentalização: passa por três passos básicos que são: Separação entre Custos e Despesas; Apropriação dos Custos Indiretos.
- Com Departamentalização: possui seis passos: 1) Separação entre custos e despesas; 2) Apropriação dos custos diretos diretamente ao produto; 3) Apropriação dos custos indiretos aos departamentos; 4) Rateio dos custos indiretos comuns e da Administração Geral da Produção aos departamentos; 5) Escolha da sequencia de rateio dos custos acumulados nos departamentos de serviços e distribuição aos demais departamentos; 6) Atribuição dos custos indiretos dos departamentos de produção aos produtos, de acordo com o critério escolhido.
2. Sistema de Custeio Direto ou Variável = Apesar de não ser aceito legalmente, gera informações importantíssimas no processo de tomada de decisão. Mostra ao gestor o potencial de cada produto, a capacidade mínima na qual a empresa pode operar sem ter prejuízo, e em quanto a empresa pode ser alavancada. Nesse sistema só é agregado seus custos variáveis, os fixos são tratados como despesas. Ele fornece informações