TRABALHO CONSTA
Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia.
Além disso, é necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente.
Acima de tudo, é preciso permitir que sejam criativos e inovadores. E capazes de sonhar! Esses são os principais ingredientes da ciência.
No nível superior, o programa de iniciação científica é o PBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
1.1- PBIC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores. São objetivos específicos do Programa:
Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como