Trabalho Consci Ncia Negra
O Brasil durante boa parte de sua história foi marcada por grandes desrespeitos aos direitos de alguns grupos sociais, hoje considerados grupos vulneráveis, isso porque estão sujeitos a alguns tipos de violência seja física ou moral, e um exemplo evidente destes desrespeitos ocorreram e ocorrem ainda nos dias atuais contra os negros.
Isto ocorre, primeiramente, pela falta de cultura por uma parte do povo brasileiro, onde os mesmos acreditam que a cor, de alguma forma, torna as pessoas diferentes e inferiores em relação aos brancos, idéia antiga e ultrapassada, trazida de uma época onde no Brasil os nativos eram feitos de escravos para produzir riquezas para Portugal.
Logo após a abolição da escravidão boa parte dos negros deixaram de ser escravos, mas o preconceito continuou a existir, fazendo com que os negros sem trabalho, educação e saúde, causadas pelo preconceito, se evadissem para os morros que mais tarde virariam populosas favelas, explicando assim o motivo das maiores favelas se concentrarem em morros como por exemplo a cidade do Rio de Janeiro.
É evidente que com o passar do tempo essas idéias preconceituosas foram sendo esquecidas e deixadas para traz, mas para isso população brasileira teve que ser reeducada, isso ocorreu por meio de políticas de conscientização da população entre outras coisas. Foi um processo lento, porém extremamente necessário e, apesar dos investimentos e do tempo, muitos continuam a discriminar pessoas por conta de sua cor e até fazendo com que fosse criada uma lei especial para proteção dos negros.
Uma das políticas para acabar com a discriminação dos negros é conhecida como cotas raciais, a idéia é tentar igualar o número de negros estudando em universidades, já que os universitários em sua grande maioria é composta por brancos, evidenciando, de uma forma muito clara, do quanto o negro sente dificuldade de se interar numa sociedade onde os mesmos nunca tiveram valor, mas que foram muito importante para o