Trabalho conclusao de curso Artigo Gestao Portuaria Rev 1
Carlos Augusto Silveira
Thiago Manoel dos Santos
Resumo
Países continentais como o Brasil apresentam grandes regiões em desenvolvimento com imensos recursos naturais disponíveis. Os recursos hidrográficos navegáveis e a infraestrutura disponível aos terminais portuários são exemplos de como esses componentes naturais poderiam ser usados de forma mais estruturada, a fim de proporcionar transportes mais eficientes, otimizar a logística e estimular o desenvolvimento econômico regional.
Uma solução seria a utilização do modal fluvial como uma possibilidade de desafogar as vias urbanas da região. Este modal apresenta como vantagens a capacidade de transportar mercadoria volumosa e pesada e o fato dos custos de perdas e danos serem considerados baixos comparados com outros modais. Trata-se da movimentação de contêineres pelo modal aquaviário através de barcaças conduzidas por um ou mais rebocadores, fazendo uso de hidrovias de interior e ligando um ou mais terminais portuários.
O estudo considerou cenários e projeções operacionais/financeiras para a análise de viabilidade da implementação de uma rede de transporte que permita o deslocamento de contêineres no Complexo Portuário de Itajaí-SC de uma forma mais eficiente, usando dos recursos naturais e de infraestrutura disponíveis e respeitando preceitos da responsabilidade socioambiental otimizada.
Palavras-chave: Transporte fluvial, transferência de cargas, contêineres, Complexo Portuário de Itajaí.
1 Introdução
A configuração histórica da rede de transportes do País relaciona-se fortemente com o padrão de distribuição espacial das atividades econômicas, assim como com os distintos modos de inserção da economia brasileira nos fluxos internacionais de comercio e investimento (ACSELRAD, 2001). Até as primeiras décadas do século XX, as diferentes regiões do País não