TRABALHO CONCLUIDO
CONCEITOS O conceito de textualidade Tem-se como conceito de textualidade a característica estrutural das atividades sociocomunicativas (também linguística) executadas entre os parceiros da comunicação. O enunciado, logo apresta uma conformidade textual. Em qualquer língua, e em qualquer situação de interação verbal, o modo de manifestação da atividade comunicativa é a textualidade ou, concretamente, um gênero de texto qualquer. “No momento em que alguém abre a boca para falar, começa um texto”. Perspectiva ascendente da linguagem, segundo a qual, primeiro, se aprendem as palavras, depois as frases, para enfim, se chegar ao texto. Ocorre que essa textualidade não acontece de forma abstrata. Acontece sob forma concreta de textos, Linguística e socialmente tipificados, conforme veremos a seguir.
O conceito de texto Se define em um conjunto aleatório de palavras ou de frases não constitui um texto. Por mais que esteja fora dos padrões considerados culto, eruditos ou edificantes, o que falamos ou escrevemos, em situações de comunicação, são sempre texto. Vamos apresentar fundamentos teóricos do pontos que pretendemos analisar.
- Primeiramente, lembrando que recorremos a um texto quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar. Oomen, afirma que “não se instaura um texto sem uma função comunicativa”. Dessa forma, todo texto é a expressão de algum propósito comunicativo. Caracteriza-se, portanto, como uma atividade eminentemente funcional, no sentido de que a ele recorremos com uma finalidade, com um objetivo específico. O princípio de que falamos sempre para cumprir determinado objetivo é referido por todos os autores que se ocupam do texto. Adam declara que “o texto não é uma sequência de palavras, mas uma sequência de atos”. Halliday e Hasan definem texto como a “linguagem que é funcional”. Por linguagem funcional, queremos referir aquela linguagem que cumpre alguma função em algum