Trabalho conceitos commodities
CAMPUS DOM PEDRITO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DO AGRONEGÓCIO
AS COMMODITIES NO AGRONEGÓCIO:
CONCEITOS E CARACTERISTICAS
Alex Marostega
Carla Espinosa
João BatistaRehbein
Josemar Lourensi
Lilian Meira
Dom Pedrito
2012
ALEX MAROSTEGA
CARLA ESPINOSA
JOSEMAR LOURENSI
JOÃO BATISTA
LILIAN MEIRA
AS COMMODITIES NO AGRONEGÓCIO:
CONCEITOS E CARACTERISTICAS
Pesquisa apresentada ao Curso de Tecnologia em Agronegócios da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para fins de avaliação da disciplina de Administração do Agronegócio.Orientador: Professor Dr. Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira Adão.
Dom Pedrito
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.3 TIPO DE COMERCIALIZAÇÃO DAS COMMODITIES RELACIONADAS AO ARROZ 8
2.3.1 EXPORTAÇÕES 8
3 METODOLOGIA 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
BIBLIOGRAFIA 13
*
1INTRODUÇÃO
De acordo com Sinott (2010) as commodities se caracterizam por serem produtos indiferenciados, com baixo processamento industrial e elevado conteúdo de recursos naturais.
Os setores produtores de commodities têm a capacidade de gerar periodicamente altas rendas, sendo rendas diferenciais, ou seja, lucros extraordinários associados aos ciclos de preços típicos desses produtos.
Conforme a definição anterior,o presente trabalho irá deter-se na commodity arroz, que é cultivado e consumido em todos os continentes, sendo um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico e nutricional.
Neste atual cenário dos investimentos que existem em nosso país, possuímos diversas estratégias para tomar decisões nas negociações que trarão maior rentabilidade possível, por esses motivos trabalhar com commodities é muito importante porque esse meio econômico possui prospecção de mercado futuro, mas apesar deste cenário temos no arroz uma commodity não tão segura no mercado futuro.
Diante desta introdução, apresenta-se como pergunta central de