Trabalho Comunicacao Via Satelite
Trabalho de Princípios de Comunicação
Comunicação Via Satélite
Maio - 2013
Prof. Alexandre Bozolan
Sumário
1. Introdução
3
2. Ciclo de uso dos satélites
4
3. Tipos de satélites
8
4. Brasil
13
5. Projeto do VLM-1
15
6. Comunicação via satélite
16
7. Aplicações das comunicações via satélite
17
8. Tecnologia
20
9. Conclusão
29
10. Bibliografia
30
2
1. Introdução
Iremos abordar sobre os tipos existentes de satélites e suas diversas aplicações, a história dos satélites ao longo dos anos, o desenvolvimento dos satélites nos países desenvolvidos. Um ponto importante a ser citado, é em relação ao mercado mundial de satélites, cujo tema também será abordado.
No Brasil, As atividades espaciais em território nacional começaram em 1961, com a criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), em São José dos
Campos (SP), para estudar e propor a política e o programa de pesquisas espaciais. Em
1985 o país começou a desenvolver seu próprio foguete lançador de satélites chamado
VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), mas ainda não obteve êxito em seus lançamentos, nas três tentativas (1997, 1999 e 2003) eles acabaram destruídos, os dois primeiros durante o lançamento e o último ainda na base de lançamento. A imagem abaixo mostra o lançamento de dois satélites lançados no ano de 2011.
Figura 1. Foguete brasileiro antes do lançamento.
3
2. Ciclo de uso dos satélites
2.1. Montagem
Os satélites são preparados e desenvolvidos para executar determinadas funções, como por exemplo, observar o universo e para isso ele carrega um telescópio. Além desses instrumentos específicos, todos os satélites têm subsistemas que trabalham juntos para manter o satélite em funcionamento.
Um exemplo de subsistema seria o de energia, responsável por distribuir a energia captada pelos painéis solares e transformada em energia elétrica para todos os sistemas.
Os sistemas são feitos individualmente e de forma que integrem, garantindo