trabalho compressores e motores
Professora Maria do Rosário Castaldi
Ensino Médio e Profissionalizante
Av. Arthur Thomas nº 1181 – Jd. Jamaica - Londrina – PR – Telefone: (43) 3338 0011
COMPRESSORES
MOTORES
CHAVES DE PARTIDAS
Técnico em Mecatrônica - Subsequente
3º Semestre
Professor: Carlos
2015
Alunos:
Alexandre de Padua º 01
Eduardo Pinto nº 04
Odair José Ribeiro nº 10
Fontes de pesquisa.
Internet google.
Site da Elektro norma ND54/ ND52
CONDIÇÕES GERAIS:
Considerações iniciais:
A ligação de um compressor, acionado por um motor de indução assíncrono, face às suas características construtivas e operacionais, requer uma análise técnica das flutuações de tensão, em duas etapas, a saber:
- na partida;
- em regime normal de funcionamento.
Na partida de um compressor, como o motor de indução assíncrono absorve da rede uma corrente elevada, pode provocar variações de tensão significativas na rede de distribuição primária ou secundária, no qual será ligado. Em regime normal de funcionamento, o compressor realiza trabalho de compressão mecânica intermitente, que provoca flutuações rápidas de tensão na rede de distribuição. A análise compreende a avaliação e a definição até que valor a flutuação de tensão pode ser considerada não prejudicial e não afetar os demais consumidores ligados na rede, bem como a necessidade ou não de aplicação de medidas corretivas. Como o atendimento a um compressor pode envolver a realização de serviços na rede, com a participação do consumidor, torna-se oportuna, a fim de conciliar os interesses mútuos, delinear as responsabilidades das partes envolvidas. Ao consumidor, interessado na ligação de equipamento desse tipo compete:
Dimensionar a sua rede interna de distribuição em conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras (ABNT) e da OPERADO DA REDE, relacionadas em 4, a fim de que as instalações projetadas tenham a capacidade adequada, atendam aos parâmetros de segurança requeridos;