TRABALHO COMPLETO SOBRE NR13
Para estudar e criar sistemas de avaliação do estado da superfície, é necessário definir previamente diversos termos e conceitos que possam criar uma linguagem apropriada
Rugosidade
É o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos, a exemplo do rugosímetro. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos. Ela influi na:·qualidade de deslizamento;·resistência ao desgaste;·possibilidade de ajuste do acoplamento forçado;·resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes;·qualidade de aderência que a estrutura oferece às camadas protetoras;·resistência à corrosão e à fadiga;·vedação;·aparência. A grandeza, a orientação e o grau de irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas que, entre outras, são:
-imperfeições nos mecanismos das máquinas
-ferramenta;
-vibrações no sistema peça;
-desgaste das ferramentas;
-o próprio método de conformação da peça.
Perfil real
Intersecção da superfície real com um plano perpendicular. Neste caso, o plano perpendicular (imaginário) cortará a superfície que resultou do método de usinagem e originará uma linha irregular.
Superfície geométrica
Superfície ideal prescrita no projeto, na qual não existem erros de forma e acabamento. Por exemplo: superfície plana, cilíndrica etc., que sejam por definição, perfeitas. Na realidade, isso não existe; trata-se apenas de uma referência.
Superfície real
Superfície que limita o corpo e o separa do meio que o envolve. É a superfície que resulta do método empregado na sua produção. Por exemplo: torneamento, retífica, ataque químico etc. Superfície que podemos ver e tocar.
Superfície efetiva
Superfície avaliada pela técnica de medição, com forma aproximada da superfície real de uma peça. É a superfície apresentada e analisada pelo aparelho de medição. É