Trabalho como fonte de estresse e frustração
Módulo: 1
Atividade: Individual Módulo 1
Título: Trabalho como fonte de estresse e frustração
Aluno:
Disciplina: Administração de Recursos humanos
Turma: 48
Introdução
As organizações são compostas principalmente de indivíduos, e desses depende o alcance de suas metas e o seu crescimento. São os profissionais através dos papeis que desempenham (braçal ou intelectual) o coração de uma organização, e por isso as organizações precisam lidar com questões motivacionais, conflito de interesses, gestão de pessoas e possuem o desafio de conciliar os aspectos pessoais, profissionais e humanos dos indivíduos para alcançar seus objetivos de forma produtiva e com qualidade.
O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos desse complexo tema.
Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho
Algumas questões podem causar estresse e frustração no trabalho:
Falta de reconhecimento profissional:
Aonde o profissional não vê o retorno desejado do esforço empregado para a organização, para esse item o profissional não se vê motivado a continuar desempenhando um trabalho a cima da média, pois não espera que será recompensado por isso.
Falta de segurança/estabilidade no trabalho: Uma característica nos funcionários de empresas que não proporcionam um mínimo de segurança e estabilidade para o funcionário, seja por uma estratégia de gestão (Aonde o gestor acredita que o medo de perder o trabalho irá motivar o funcionário) ou por características do negocio da empresa, é o estres. Sem saber se poderá contar com o seu emprego em um futuro próximo, o funcionário se vê em constante estado de alerta, preocupado e estressado.
Ambiente físico/higiene:
Condições inadequadas de segurança, conforto e higiene no ambiente de trabalho podem ser prejudiciais não apenas para o estado físico do funcionário, mais também para o seu estado psicológico e pode afetar a sua produtividade.
Modernas